Qual concurso escolher?

Concursos

Qual é o melhor curso?

Essa é a primeira pergunta que você deve fazer. Para respondê-la você precisa saber qual o seu sonho. Para isso separamos alguns tópicos para ajudá-los na hora de decidir.

Com qual área de atuação você se identifica?

Todos anos são realizados vários concursos, Temos os para bancos, tribunais, polícias, autarquias, etc. Se você tem curso superior pode aproveitar sua formação acadêmica e escolher um concurso que combine com ela. Ou você pode aproveitar a oportunidade, mudar de ramo e fazer os concursos da área administrativa, em que para fazer basta ter nível superior, não importar qual.



As áreas dos concursos:


ADMINISTRATIVA
BANCÁRIA
EDUCAÇÃO
FISCAL
JURÍDICA
SAÚDE
SEGURANÇA PÚBLICA
TRIBUNAIS

Cada área tem suas especificidades. Vamos falar de algumas delas. 

A administrativa é uma boa escolha, pois, como já foi dito, aceita pessoas com qualquer nível superior. E é nessa área também que se encontra a maior parte dos cargos para quem tem apenas o ensino médio. E mesmo assim, a remuneração é excelente. O trabalho administrativo (basicamente, burocracia) pode desestimular algumas pessoas por ser um trabalho interno.

Trabalhar em bancos pode ser gratificante e neles você pode crescer na carreira, podendo chegar ao cargo de gerente, por exemplo. Os salários passam dos R$ 2 mil e tem muitas vantagens pecuniárias. A área bancária é a porta de entrada de muitos no serviço público.

Talvez esta seja a área mais "badalada" do mundo dos concursos, a fiscal. Ser auditor fiscal da Receita Federal não é para qualquer um. Com remuneração passando dos R$ 14 mil, além de ser bastante concorrido, é uma das provas mais difíceis, se não a mais difícil. O conteúdo é pesado, várias matérias e requer muita dedicação, muita mesmo. A preparação pode levar anos.

A última área é a dos tribunais. Se você escolhê-la, terá uma vantagem: permite que você otimize seus estudos. Como assim? Temos vários tribunais espalhados pelo Brasil, os Tribunais Federais, Eleitorais, do Trabalho, etc. Se você estiver estudando para o Tribunal Regional do Trabalho do RJ, pode aproveitar e já estudar para outro TRT na sequência. O mesmo vale para os TRFs, TREs...

Além de todas as vantagens que o serviço público garante ao servidor, ao trabalhar no judiciário que você muitas chances de ter um acréscimo sobre o seu "salário" com as funções gratificadas.







Local de atuação

Muitos concurseiros querem simplesmente passar. Não importa qual cargo, área de atuação. Querem passar. Aí mora um grande perigo. Ao passar no concurso público, o candidato terá que morar no local indicado no edital, obviamente. Se a pessoa já reside na cidade ou estado, facilita. Entretanto, às vezes, é preciso se mudar. E nem todos se adaptam a tal mudança. Imagine alguém sair do Rio Grande do Sul e passar a morar no meio do mato na divisa do Brasil com a Colômbia. Talvez seja um exemplo muito drástico. Vamos amenizar um pouco. Imagine trocar uma grande cidade por uma do interior. não são poucos os relatos de pessoas que viram o sonho do cargo público virar pesadelo.

Tem concursos que o local de atuação é definido no edital, já outros não. Por exemplo, os TREs, geralmente, nos editais, definem todo o estado como local de atuação. À medida que as vagas vão surgindo, os candidatos são alocados nas cidades. Vale ficar de olho nisso. Leia sempre o edital todo! 


Esses são alguns fatores que você tem que levar em consideração ao escolher um concurso público. Não podem ser analisados separadamente. Veja qual pesa mais no seu caso e avalie bem suas opções.
Share on Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário