Estou evoluindo na minha preparação?


Quem estuda para concurso já passou (ou vai passar) pela fase da insegurança.  E com ela vem diversos medos. Um deles é saber se você está evoluindo. 

Alcançar a aprovação é algo que requer uma preparação de médio/longo prazo. Essa demora em ser aprovado traz insegurança e a impressão que não estamos evoluindo. Entretanto, o fato de não ter alcançado a aprovação, não quer dizer, necessariamente, que você não está melhorando.

A colunista Lia Salgado, do G1, separou alguns critérios que ajudam a perceber se você está ou não caminhando para a sua vaga. Veja abaixo as 5 dicas para avaliar sua evolução no estudo para concursos


 ---continua após a publicidade---
https://go.hotmart.com/E6109098H?ap=eb77


1 – Você consegue cumprir a programação de estudo?

Você tem, não tem? Esta é uma providência que faz a sua preparação dar um salto de qualidade.

No início, o planejamento é quase uma ficção, difícil de ser colocado em prática. Com o passar dos meses, a gente já consegue ter uma organização de vida e comprometimento necessário para seguir o determinado.

A programação deve ser feita todo fim de mês, para valer para o mês seguinte. Basicamente, você faz um calendário para o mês que vai começar, informando dia do mês e da semana e anotando feriados, se houver. Registra a sua rotina de vida, com horários dos compromissos e estabelece os horários de estudo. Depois, distribui as matérias pelos períodos.

Veja o passo a passo nos links abaixo:

http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/blog/tira-duvidas-de-concursos/post/veja-como-planejar-o-estudo-de-concursos-para-2017.html

http://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/blog/tira-duvidas-de-concursos/post/veja-5-dicas-para-distribuir-materias-no-estudo-para-concursos.html



 ---continua após a publicidade---

http://edzz.la/WAO2D?a=608805 

2 – Consegue estudar durante mais tempo e com mais qualidade?

A preparação para concursos é muito parecida com a preparação de um atleta. A pessoa começa meio perdida, sem saber bem o que fazer, e quer parar a todo instante.
 

Aos poucos, o treino passa a fazer parte da vida e deixa de ser um momento de sacrifício. O mesmo acontece com o estudo. Gradativamente, a gente se envolve mais e mais com o projeto e já permanece concentrado e atento durante todo o período de estudo. Mesmo que ocorra alguma distração, o retorno ao foco é muito mais rápido.

3 – Seu conhecimento em relação às matérias aumentou?

O conteúdo a ser estudado para a maioria das áreas de concurso é bastante extenso e, muitas vezes, totalmente novo para o candidato. Como se começássemos uma faculdade.

Mas é bacana como em pouco tempo tudo aquilo passa a ser familiar e menos assustador. Quando menos esperamos, estamos compreendendo assuntos relacionados ao direito, mais seguros no uso da língua portuguesa e, finalmente, entendendo melhor a matemática.

Ok, nem sempre é lindo assim. De modo geral, há uma ou mais disciplinas que parecem impossíveis. Acontece com quase todo mundo. Mas, já dá para perceber que muita coisa mudou. Ainda que falte muito.

4 – Consegue resolver exercícios?


Este é um parâmetro muito bom. Conforme o estudo avança, passamos a resolver questões que antes não saberíamos começar. Ainda há dúvidas? Isso é absolutamente natural. Conforme o conhecimento se aprofunda, descobrimos que há detalhes que não sabíamos antes. No início do estudo, não dá para ter dúvidas, porque não existe uma base de conhecimento.



 ---continua após a publicidade---

https://go.hotmart.com/M5650839L

 

5 – Como estão os resultados das provas?

As provas anteriores já fazem parte do seu estudo? Como é o resultado? Ou você prestou alguns concursos?

Observe se há uma evolução nos resultados: no início, o candidato não atinge os critérios de aprovação; mais adiante, consegue a aprovação, mas fica fora das vagas do edital; mais à frente, vai começar a ser aprovado nas vagas e isso se manterá nos concursos seguintes, desde que sejam da mesma área, ou seja, cobrem matérias similares.

Se em alguns dos itens anteriores sua resposta é positiva, parece que tudo está caminhando bem. Caso contrário, procure identificar as causas e ajuste o projeto.


Fonte: G1
Share on Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário