Você não precisa de stabilo para passar em concurso público

Li o texto "Menos Stabilo, mais papiro" do professor Rosenval Júnior no blog do Estratégia Concursos. É bem interessante. 

Se você anda pelo Instagram, vai perceber que há muitos perfis mostrando a rotina de estudos: fotos de mesas de estudo maravilhosas, muitos marca-textos stabilo, material caro e prints de aplicativos mostrando 23h de estudos diárias (tá, foi um exagero, rs). Muitos ficam aflitos com isso e pensam: Meu Deus, como vou passar? Às vezes, o que vemos na rede social é apenas fachada. Uma maneira de evitar esse "sofrimento" é desconsiderar isso, e focar nos seus estudo, naquilo que você pode fazer.

 ---continua após a publicidade---
https://go.hotmart.com/E6109098H?ap=eb77
Você pode pensar: Mas concurseiro que quer passar não deveria nem usar o instagram. É fato que ficar o dia todo no whastapp, facebook ou instagram vai atrapalhar seus estudos. Mas dizer que é proibido é exagero. Dar uma olhada rápida durante os intervalos, pode. Basta ter autocontrole e se policiar.


 ---continua após a publicidade---

https://go.hotmart.com/M5650839L
Sobre os materiais caros, você tem duas opções: se tem dinheiro compre, se não tem, vai de aula gratuita, exercícios e lei seca. Vai com o que tem. Quanto ao "problema" dos stabilos, é mais fácil. Compre os mais baratos. E lembre: na hora da prova, você vai usar uma simples bic preta.

Agora leia o texto do professor Rosenval.

---------

Menos Stabilo! Mais papiro!

Professor, não tenho tempo…eu trabalho e estudo…
Eu também, pequeno gafanhoto. Eu também trabalho e estudo! Normal, né!
A propósito, estudo todos os dias.
E não vejo nada de sobrenatural nisso! Muitas pessoas fazem bem mais que isso!
Simplesmente…rotina.
1h antes do trabalho.
30 min no horário de almoço.
1h30 após o trabalho.
No total já temos 3h todos os dias. Parece pouco? Ok!
São as minhas 3h diárias. Eu teria vergonha de estar parado coçando o saco, sentado em um sofá vendo TV.
Tem gente que não estuda isso em um mês!
Alguns não estudam nem isso por ano! E você conhece pessoas assim. E muitas!!!
Rotina.
Trabalhando, fazendo mestrado, estudando inglês, namorando, vivendo…rs
Simplesmente…rotina. Escolhas. Prioridades. Foco no que interessa para a minha…vida!
Assim como tem gente que vê novela todos os dias, tem gente que estuda todos os dias. Uau! Simples, não é?! 1h de TV por dia igual a carga horária de uma especialização por ano! Sim! Você pode sobreviver sem assistir TV todos os dias! Você consegue viver acessando suas redes sociais no máximo duas vezes ao dia. Você pode ter essas coisas? Sim, mas use com prudência! Ninguém vai morrer se você não responder o bendito whatsapp! Você pode responder o que for importante no seu intervalo de estudos! Você não precisa dormir com o celular embaixo do travesseiro. Entendeu aonde quero chegar? Equilíbrio. Responsabilidade. Enfim, corte o que não for essencial! Valorize o estudo com qualidade, durma bem, alimente-se bem e busque sempre o equilíbrio.
O que eu estou escrevendo aqui pode incomodar muita gente! Ok! Faz parte! O texto também tem esse propósito! Acordar algumas pessoas que estão apenas seguindo cegamente a manada! Então se você se sentir incomodado com algo que eu disser, a culpa é sua! Cada um tem na vida aquilo que merece! Você é fruto das suas escolhas!
Lembre: Rotina. Prioridades. Escolhas. Você fez, faz e continuará fazendo escolhas.
O que é mais importante para você?
Com relação aos estudos, minha vida não mudou. Mesmo após passar em 15 concursos de nível superior, eu continuo estudando todo santo dia. E por quê? Porque sei que sempre tenho algo a aprender e sempre terá alguém para me ensinar algo de valor. Sempre!
Tudo que eu tenho foi fruto do estudo. Apartamento, carro, viagens…tudo fruto do estudo!
E vocês não sabem o que eu passei, o que enfrentei e quantas vezes chorei. Muitas pessoas olham só a parte boa! Poucos sabem o que acontece nos bastidores! Na maioria das vezes somos reconhecidos em público pelo que fazemos durante anos em silêncio!
Na verdade, todos nós enfrentamos batalhas diárias no trabalho, em casa, em nossas mentes. Em muitos casos falta apoio, falta dinheiro…mas também falta autorresponsabilidade, vergonha na cara, brio! A responsabilidade é sua! A responsabilidade pelo seu sucesso ou pelo seu fracasso é totalmente sua! Pare de colocar a culpa nos outros e assuma a sua responsabilidade nessa parada!
Outro ponto….
Receba com amor o que eu vou te dizer. Abra o seu coração para isso!
Pode ser libertador.
Acredite.
Pare de se preocupar com o gráfico de pizza de 12h líquidas diárias do seu amiguinho do insta!
Pare de se preocupar com quantas canetas coloridas ele marca o material. Se usa stabilo, se usa post it, etc. Antes de existirem essas modinhas, as pessoas já passavam em concursos e continuarão sendo aprovadas mesmo sem postar que estão usando a canetinha amarela da moda que ajuda na memorização. Você não precisa de canetinha multicolorida para passar em concurso! Mas você pode ter? Claro! Só estou dizendo que não será isso o determinante para a sua aprovação! Esqueça isso! Foco no que interessa! Agora, se te incomoda ver os outros postando que estão estudando milhares de horas, simplesmente pare de ver essas coisas! Agora, se você se sente bem postando, ok! Faça o que achar melhor, mas saiba que tempo é o que temos de mais precioso. Você pode estar perdendo tempo prestando conta da sua vida para pessoas que não estão nem aí para isso!
Novamente, repito: se isso te incomodou,  a culpa é sua! Faça escolhas melhores! Priorize o que importa!
Cuidado! Você está focando nas pessoas erradas e nas coisas erradas.
Você está prestando contas para as pessoas erradas.
No final seus resultados não mentem!
Você está focando na concorrência e está se esquecendo de focar em você!
Seu foco tem que ser a qualidade do seu estudo.
Foco em acumular conhecimento (aprender e reter conteúdo).
Foco em ser humilde e reconhecer que precisa aprender algo novo todos os dias.
O resto é resultado de esforço diário disciplinado.
Não existe fórmula mágica. Não existe segredo.
Enquanto você estiver procurando atalhos, você continuará perdido.
Acalme seu coração.
Você não precisa provar nada pra ninguém.
Você não precisa prestar contas pra ninguém.
Esqueça isso! Concentre-se no que interessa!
O que você precisa é priorizar o estudo.
Você precisa de organização, planejamento, disciplina.
Aprenda a filtrar e busque o equilíbrio!
É a sua vida. É o seu sonho.
Simples assim.
Aos papiros! JÁ! AGORA!!!
Prof. Rosenval Júnior
Share on Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário